LOGIN

ANAIS 

Simpósio Internacional de

Cognição e Artes Musicais

APRESENTAÇÃO

É com imensa satisfação que vemos, mais uma vez, o Simpósio Internacional de Cognição e Artes Musicais, SIMCAM, agora em sua 12a edição, trazer a público um conjunto importante de comunicações de pesquisa nas diferentes subáreas da Cognição Musical. Em 2016, o evento ultrapassou pela primeira vez o número de 100 trabalhos submetidos, seja de pesquisadores experientes, seja de resultados de pesquisa de doutorado, mestrado ou iniciação científica. O principal fórum brasileiro de pesquisa em cognição musical recebeu contribuições de instituições de todas as regiões do país, além de contribuições de pesquisadores vinculados a instituições da Argentina, Colômbia, Inglaterra e Itália.

O estreitamento dos laços da pesquisa em cognição musical brasileira com a de centros de pesquisa estrangeiros, com especial destaque para os de países vizinhos, vem, a cada ano, se tornando mais consistente. Não à toa este ano marca o início de um processo de formalização de convênios e acordos de cooperação da Associação Brasileira de Cognição e Artes Musicais (ABCM) com instituições da América do Sul, como a Sociedad Argentina para las Ciencias Cognitivas de la Música (SACCoM) e a Asociación Colombiana de Investigadores en Psicología de la Música y Educación Musical (PSICMUSE), bem como com a Asociación Española de Psicología de la Música y la Interpretación Musical (AEPMIM) dedicadas à pesquisa na área. Essa rede de colaborações e intercâmbios representa, certamente, um passo decisivo para uma maior visibilidade e internacionalização da produção científica dos países envolvidos.

A comunidade científica encontrará nesta edição do Simpósio a publicação de pesquisas em crenças de autoeficácia, autodeterminação, motivação, autorregulação da aprendizagem, experiência de fluxo, música e linguagem, aprendizagem e tecnologia, prática deliberada, imagética musical, metacognição, desenvolvimento cognitivo, música e emoção, práticas musicoterapêuticas, memória e atenção, percepção auditiva, dentre inúmeros outros objetos de estudo e métodos em cognição da música. Os trabalhos foram programados em sessões de comunicação oral e de pôsteres, durante o evento, considerando-se alguns critérios de afinidade temática. Assim, os textos completos são aqui apresentados levando-se em conta esta ordem de apresentação. O conteúdo do presente volume, apresentado durante o evento, estará permanentemente disponibilizado no sítio eletrônico da ABCM.

Merecem todo o nosso respeito e agradecimento a equipe organizadora do IA-UFRGS, representada por sua coordenadora geral, Dra. Regina Antunes Teixeira dos Santos, pela iniciativa e esforço para realizar este evento tão significativo para o desenvolvimento da área no país, e a diretoria da ABCM, na pessoa de sua presidente, Dra. Rosane Cardoso de Araújo, que vem obtendo conquistas importantes para a consolidação da entidade promotora da pesquisa em Cognição Musical no país. Agradeço, pessoalmente, o convite para dirigir o comitê científico do Simpósio, assim como a generosidade com que diretores de avaliação e pareceristas aceitaram a tarefa de examinar os trabalhos submetidos.

Marcos Nogueira

Presidente do Comitê Científico

SIMCAM 12

COMISSÃO CIENTÍFICA

Marcos Nogueira (UFRJ) - Presidente

Comitê Científico-Editorial

Antenor Ferreira Corrêa (UnB)

Beatriz Raposo de Medeiros (USP)

Clara Márcia Piazzetta (UNESPAR)

Marcos Nogueira (UFRJ)

Rael B. G. Toffolo (UEM)

Luis Felipe Oliveira (UFMS)

SIMCAM 12


XII Simpósio Internacional de Cognição e Artes Musicais

 Instituição realizadora:

UFRGS

Local e data:

Porto Alegre/RS

24 a 27 de maio de 2016

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE COGNIÇÃO E ARTES MUSICAIS

Rua Bandeirantes Dias Cortes, 201, Casa 3, Curitiba/PR, Brasil

CNPJ 17.781.833/0001-30

Copyright © 2020 Associação Brasileira de Cognição e Artes Musicais