ESPAÑOL

ENGLISH

ACESSE A ÁREA RESTRITA

LOGIN

HISTÓRICO

por Maurício Dottori e Clara Piazzetta

A área de pesquisa, no Brasil, voltada à Cognição Musical ganhou, ao final de 2004, um espaço interdisciplinar no campo de eventos científicos. Os professores Maurício Dottori e Beatriz Ilari imaginaram fazer um evento que acolhesse trabalhos envolvendo estudos sobre a mente musical ligados a distintas áreas de conhecimentos, trabalhos estes que eram, em geral, recusados nos eventos por sua característica interdisciplinar. A organização do I Simpósio Internacional de Cognição e Artes Musicais - SIMCAM partiu de uma abordagem bem ampla envolvendo as áreas da Linguística, Semiologia e Psicologia Social. Mesmo sendo a primeira edição de um evento, houve ajuda financeira da Fundação Araucária e o SIMCAM foi realizado de 31 de março a 3 de abril de 2005, na Universidade Federal do Paraná. Os professores Rodolfo Coelho de Souza, Maurício Dottori e Beatriz Ilari foram os editores dos Anais do evento, em um volume com 471 páginas. Foi um Simpósio de grandes proporções, reunindo aproximadamente 600 participantes de várias partes do mundo.

​

No ano seguinte, os professores organizadores realizaram, também em Curitiba, nova edição do evento, o II Simpósio de Cognição e Artes Musicais, acolhendo exclusivamente trabalhos de pesquisadores brasileiros. A partir disso, decidiram intercalar edições internacionais e nacionais do SIMCAM, sem, contudo, alterar sua sigla. No jantar de confraternização do II SIMCAM, nasceu a ideia de se organizar a Associação Brasileira de Cognição e Artes Musicais (ABCM).

​

A primeira equipe a dirigir a Associação e estabelecer suas bases filosóficas foi formada por Beatriz Ilari, Diana Santiago, Rosane Cardoso de Araújo e Zélia Chueke. Os primeiros objetivos estabelecidos por essa equipe para a Associação foram: orientar e promover os encontros anuais quanto ao seu direcionamento científico; publicar uma revista científica anual para os sócios e alcançar projeção internacional para eventos, articulando trabalhos em cognição e música. Essa equipe não se preocupou em definir o que entendiam por cognição musical, mas sim acolher e identificar as áreas de conhecimento que se aproximavam da articulação cognição e música. O primeiro resultado significativo desta proposta foi a contribuição para o entendimento sobre cognição em outros eventos científicos da área de música no país, como nos congressos da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (ANPPOM) e da Associação Brasileira de Educação Musical, (ABEM).

​

De modo ininterrupto, os SIMCAMs vêm acontecendo em diferentes cidades brasileiras, graças à disponibilidade e ao empenho de inúmeros pesquisadores brasileiros. Em 2007, na cidade de Salvador/BA, aconteceu o III SIMCAM, tendo acolhido um número significativo de participantes estrangeiros; em 2008, a USP, em São Paulo/SP, sediou o 4º evento; em 2009, a UFG organizou, em Goiânia/GO, o V SIMCAM; o VI SIMCAM ocorreu na cidade do Rio de Janeiro/RJ, em 2010, na UFRJ; e o VII SIMCAM foi realizado em Brasília/DF, em 2011, pela UnB.

​

A disposição e determinação de pessoas reunidas em assembleia no ano de 2011, na cidade de Brasília, possibilitou a eleição da primeira diretoria da ABCM com a incumbência de organizar o estatuto da Associação para o ano de 2012, bem como para a sua inscrição no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica.

​

O VIII SIMCAM foi realizado em Florianópolis/SC, no ano de 2012, na UDESC; em 2013, a UFPA realizou o IX SIMCAM, em Belém/PA; o X SIMCAM ocorreu em Campinas/SP, na Unicamp, em 2014; em 2015, a UFG realizou novamente  o evento, o XI SIMCAM, em Pirenópolis/GO; o XII SIMCAM ocorreu em Porto Alegre/RS, em 2016, realizado pela UFRGS; e, em 2017, a UFPR tornou a realizar o evento, em Curitiba/PR. Nesta última edição do SIMCAM, a Assembleia da ABCM resolveu tornar o evento bienal e sua próxima edição ocorrerá em 2019. A ABCM comprometeu-se a empenhar todos os esforços para a promoção dos Encontros de Cognição e Artes Musicais, ENCAMs, a serem realizados, nos anos pares, por instituições parceiras.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE COGNIÇÃO E ARTES MUSICAIS

Rua Bandeirantes Dias Cortes, 201, Casa 3, Curitiba/PR, Brasil

CNPJ 17.781.833/0001-30

Copyright © 2017 Associação Brasileira de Cognição e Artes Musicais