ESPAÑOL

ENGLISH

ACESSE A ÁREA RESTRITA

LOGIN

DOCUMENTOS

DESCRITORES

​

A lista de descritores (vocabulário controlado) proposta pela ABCM é empregada como filtro entre a linguagem utilizada pelos autores de trabalhos submetidos aos eventos científicos da Associação—Simpósios de Cognição e Artes Musicais (SIMCAM) ou Encontros de Cognição e Artes Musicais (ENCAM) e às suas publicações periódicas e a terminologia da área. Funciona, antes de tudo, como assistente de pesquisa, ajudando o usuário a refinar, expandir ou enriquecer suas pesquisas, proporcionando assim resultados mais objetivos.

​

Contudo, ao oferecer à comunidade acadêmica comprometida com a pesquisa em cognição musical um vocabulário controlado, a ABCM também tem dois outros objetivos. O primeiro é de sugerir a padronização de palavras e expressões usadas para representar conceitos fundamentais da área de cognição e, particularmente, de cognição das artes musicais, visando à redução da variedade de formas, desnecessária e comprometedora, com que os autores referem um mesmo conceito. Além disso, visa-se com este vocabulário controlado orientar os autores que desejam submeter trabalhos ao SIMCAM, aos ENCAMs e aos periódicos da ABCM quanto à delimitação do campo de pesquisa contemplado pelos eventos e pelas publicações especializadas.

​

Descritores ABCM (download)

​

​

​

REFERENCIAÇÃO DE FONTES

​

Ao referenciar uma fonte em seu trabalho, o pesquisador está tanto reconhecendo a contribuição de outros pesquisadores que produziram anteriormente quanto fornecendo acesso confiável àquele conhecimento. As referências são empregadas pelo pesquisador para documentar e fundamentar suas declarações acerca de conhecimentos já existentes e sobre a literatura correspondente. As referências citadas por dado autor não precisam ser exaustivas; devem ser suficientes para fundamentar as afirmações não suportadas por sua própria pesquisa e assegurar que os leitores possam reconhecê-la no contexto de investigações anteriores.

​

A lista de referências, ao final do texto acadêmico, deve ser intitulada com a palavra “Referências” (em letras maiúsculas e minúsculas); no estilo APA diagrama-se cada referência em hanging indent (recuo “negativo”), portanto com recuo de todas as linhas do texto de cada referência exceto a primeira linha de cada uma. São incluídas na lista exclusivamente referências de obras citadas no corpo do texto: (1) ordenadas alfabeticamente por sobrenomes de autores iniciais; (2) ordenadas alfabeticamente por sobrenomes de autores subsequentes, quando o inicial se mantém; (3) ordenadas observando-se que entradas de autor único precedem entradas com múltiplos autores, quando iniciadas pelo mesmo autor; (4) ordenadas por ano de publicação quando há várias entradas do mesmo autor. O guia de consulta rápida oferecido pela ABCM relaciona alguns exemplos de entradas em listas de referências, extraídos do Manual de Publicação da APA (6ª edição).

​

Referenciação de fontes (download)

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE COGNIÇÃO E ARTES MUSICAIS

Rua Bandeirantes Dias Cortes, 201, Casa 3, Curitiba/PR, Brasil

CNPJ 17.781.833/0001-30

Copyright © 2017 Associação Brasileira de Cognição e Artes Musicais