ESPAÑOL

ENGLISH

ACESSE A ÁREA RESTRITA

LOGIN

DOCUMENTOS

DESCRITORES

 

A lista de descritores (vocabulário controlado) proposta pela ABCM é empregada como filtro entre a linguagem utilizada pelos autores de trabalhos submetidos aos eventos científicos da Associação—Simpósios de Cognição e Artes Musicais (SIMCAM) ou Encontros de Cognição e Artes Musicais (ENCAM) e às suas publicações periódicas e a terminologia da área. Funciona, antes de tudo, como assistente de pesquisa, ajudando o usuário a refinar, expandir ou enriquecer suas pesquisas, proporcionando assim resultados mais objetivos.

 

Contudo, ao oferecer à comunidade acadêmica comprometida com a pesquisa em cognição musical um vocabulário controlado, a ABCM também tem dois outros objetivos. O primeiro é de sugerir a padronização de palavras e expressões usadas para representar conceitos fundamentais da área de cognição e, particularmente, de cognição das artes musicais, visando à redução da variedade de formas, desnecessária e comprometedora, com que os autores referem um mesmo conceito. Além disso, visa-se com este vocabulário controlado orientar os autores que desejam submeter trabalhos ao SIMCAM, aos ENCAMs e aos periódicos da ABCM quanto à delimitação do campo de pesquisa contemplado pelos eventos e pelas publicações especializadas.

 

Descritores ABCM (download)

 

 

 

REFERENCIAÇÃO DE FONTES

 

Ao referenciar uma fonte em seu trabalho, o pesquisador está tanto reconhecendo a contribuição de outros pesquisadores que produziram anteriormente quanto fornecendo acesso confiável àquele conhecimento. As referências são empregadas pelo pesquisador para documentar e fundamentar suas declarações acerca de conhecimentos já existentes e sobre a literatura correspondente. As referências citadas por dado autor não precisam ser exaustivas; devem ser suficientes para fundamentar as afirmações não suportadas por sua própria pesquisa e assegurar que os leitores possam reconhecê-la no contexto de investigações anteriores.

 

A lista de referências, ao final do texto acadêmico, deve ser intitulada com a palavra “Referências” (em letras maiúsculas e minúsculas); no estilo APA diagrama-se cada referência em hanging indent (recuo “negativo”), portanto com recuo de todas as linhas do texto de cada referência exceto a primeira linha de cada uma. São incluídas na lista exclusivamente referências de obras citadas no corpo do texto: (1) ordenadas alfabeticamente por sobrenomes de autores iniciais; (2) ordenadas alfabeticamente por sobrenomes de autores subsequentes, quando o inicial se mantém; (3) ordenadas observando-se que entradas de autor único precedem entradas com múltiplos autores, quando iniciadas pelo mesmo autor; (4) ordenadas por ano de publicação quando há várias entradas do mesmo autor. O guia de consulta rápida oferecido pela ABCM relaciona alguns exemplos de entradas em listas de referências, extraídos do Manual de Publicação da APA (6ª edição).

 

Referenciação de fontes (download)

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE COGNIÇÃO E ARTES MUSICAIS

Rua Bandeirantes Dias Cortes, 201, Casa 3, Curitiba/PR, Brasil

CNPJ 17.781.833/0001-30

Copyright © 2017 Associação Brasileira de Cognição e Artes Musicais